O “Conventinho”

O Convento Sagrado Coração de Jesus, conhecido como “Conventinho” está localizado na cidade de Taubaté-SP, Vale do Paraíba. Com 100 anos de história, continua cumprindo a sua missão, formando padres e irmãos para a Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus e para a Igreja. Acolhe atualmente 62 religiosos dehonianos entre padres, irmãos e fratres, que são religiosos de votos temporários e consolidam a sua formação inicial, no estudo teológico. 

Nossos jovens religiosos estudantes atualmente são provenientes de diversas entidades da Congregação: Província Brasil Meridional (BRM), Província Brasil São Paulo (BSP), Província Brasil Recife (BRE), Distrito do Maranhão (BSL), Província dos Camarões (CMR).

As aulas de Teologia acontecem na Faculdade Dehoniana que está situada ao lado do Conventinho e teve a sua primeira aula no dia 15 de fevereiro de 1924.

O nome Conventinho é a atribuição popular com que é conhecido em Taubaté, pois também nesta cidade há a presença de outro convento, o Convento Santa Clara, dos religiosos franciscanos capuchinhos.

Em tantos anos de história, uma das nossas maiores alegrias é ter contribuído para a formação de um grande número de sacerdotes que semearam e continuam semeando a Boa Nova do Evangelho por todo o nosso país. Mas não só. Muitos dos religiosos que por aqui passaram também atualmente se empenham na missão em terras estrangeiras, como Argentina, Uruguai, Equador, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Itália, Congo e China. Nossa esperança é continuar formando padres e irmãos para a Igreja no Brasil e no mundo.

“O Conventinho não se limita a prédios. Há algo mais profundo que a materialidade sugerida pela denominação ‘Conventinho’. Ele carrega em seu bojo uma vida, uma história que transcende ao tempo e à pessoas, que por ali passaram. Em tudo isso subsiste um imenso desejo de servir à Igreja, de ser fiel ao magistério (…). Enquanto esse espírito dehoniano for cultivado, o Conventinho estará cumprindo sua missão na Igreja”.

SCHMITT, José Francisco Schmitt. Dehonianos no Sul do Brasil. São Paulo: CDC, 2003. p. 79.