INSTRUMENTO DA TUA PAZ !

Estamos longe de alcançar o grau de santidade que Francisco de Assis atingiu. Convertido para a pobreza, para a caridade e para a humildade aos 26 anos, depois de ver as guerras fratricidas de senhores feudais e lutas entre cidades vizinhas, optou pela paz com todas as consequências.

Morreu aos 42 anos com graves problemas de saúde. Os hospitais naquele tempo não tinham recursos. Em 16 anos fez um caminho de ascese que poucos fizeram, preocupado com o diálogo, com os pobres, com a paz e com a ecologia.

Seus dois poemas mais conhecidos são cantados e declamados por todas as religiões e por todas as pessoas cultas e letradas. Além de cantor ele era poeta e místico.

Era de família rica e com recursos. Foi um escândalo quando decidiu seguir a pobreza radical. Inspirou -se em Jesus que também escolheu ser pobre e misturar -se com os mais pobres. Ninguém escolhe este caminho se não tiver coragem e altíssimo grau de espiritualidade.

Em poucos meses depois da sua morte, o Papa da época, o declarou santo e modelo de evangelizador e promotor do diálogo e da paz. Criou a ordem dos OFM que tem muitíssimos ramos. ORDEM DOS IRMÃOS MENORES. Os hoje chamados Franciscanos que tanto bem tem feito á nossa Igreja.

Era chamado de IL POVERELLO: o pobrezinho de Assis. E um dos símbolos de sua proposta de reformar a vida crista está em Assis na capelinha em ruínas que ele reconstruiu e dentro da grande basílica construída sobre a capelinha. Não há franciscano que não a conheça ! ( Você sabe o nome desta capela?). ( pesquise na internet) …

É como se a Igreja protegesse tudo que é pequeno e em ruínas e apoiasse a reparação, reconstrução e restauração de tudo que precisa de restauro! Foi o que o Concílio Vaticano II fez nos anos 1962-1965. Propôs diálogo com o mundo e com as religiões do mundo. Francisco de Assis tentou isto, viajando para um país muçulmano! Foi respeitado! Não foi com armas e espadas. Foi com o que tinha: fraternidade. Houve quem risse dele. Houve quem entendesse o gesto que os papas de agora repetem sempre!

Sempre que fui a Assis visitei as relíquias de São Francisco, a famosa capelinha, o corpo de Clara um pouco enegrecida pelos 800 anos mas inteiro. Pude fazer isto aos 50 anos de vida, 25 e 50 anos de sacerdócio, e ultimamente ao ser recebido pelo Papa Francisco. O nome que um cardeal franciscano brasileiro sugeriu ao recém eleito Papa argentino, o cardeal JORGE MÁRIO BERGÓGLIO, foi Papa Francisco.

O novo papa seria um cardeal Jesuíta com o nome de Francisco, duas das ordens que mais influíram na Igreja do Ocidente e do mundo.

A Igreja sempre nos surpreende. Oposição sempre haverá! Jesus tentou esta unidade pela qual tanto orou. Mas sempre houve discípulos com outra ideias de fé cristã!… Mas São Francisco continua um grande modelo há mais de 800 anos.

Pe. Zezinho scj

Posted in Pe. Zezinho, scj.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *