III CONGRESSO INTERNACIONAL DE CATEQUESE – O CATEQUISTA, TESTEMUNHA DA VIDA NOVA EM CRISTO

Roma, 8-10 de setembro de 2022.

Aula Paulo VI, Cidade do Vaticano

Padre Mário Marcelo Coelho, scj participou do III Congresso Internacional de CATEQUESE, organizado pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, órgão da Santa Sé que tem a responsabilidade de refletir sobre o “lugar e o papel” dos catequistas, numa Igreja que se pretende, cada vez mais, ser sinodal, com o tema: “o catequista, testemunha da vida nova em Cristo”.

Padre Mário Marcelo Coelho, scj proferiu duas conferências. O primeiro tema abordado foi: “Os 10 mandamentos e as Bem-aventuranças: a catequese ao serviço da formação da consciência”. O congresso, na perspectiva de uma Igreja sinodal, teve o desejo de ajudar a catequese a redescobrir o lugar teológico (locus theologicus) do discernimento, que deve ser constante na vida de cada fiel cristão, que, na retidão de consciência, deseja responder, o melhor possível, à voz de Deus.

Outro tema abordado foi “La formazione cristiana dinanzi alla sfida del fine vita”, que consistiu em aprofundamentos temáticos por grupos linguísticos.

O Congresso contou com a presença de 1500 participantes (Bispos, Sacerdotes, Diáconos, Religiosas, Religiosos e Leigos), de 84 países diferentes.

O encerramento foi com a presença sempre marcante e profética do Santo Padre o Papa Francisco, que agradeceu aos catequistas o “empenho na transmissão da fé”, que é uma importante “responsabilidade” para com as crianças, jovens e adultos que “pedem para realizar um caminho de fé”. O Papa Francisco, com entusiasmo, diz: “por favor, não se cansem de ser catequistas. Não tenham medo: se o Senhor vos chama para este ministério, sigam-no! Vocês participarão da mesma missão de Jesus de proclamar seu Evangelho”.

Padre Mário Marcelo Coelho, scj

Posted in Fatos & Fotos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *