Do outro lado do Chuí, também pulsa o Coração de Jesus

Com alegria, a comunidade do Convento Sagrado Coração de Jesus, de Taubaté – SP, está recebendo, nesses últimos dias, a visita do P. Adriano Marques Santiago, SCJ, que, atualmente, vive sua consagração e seu ministério na missão do Uruguai. P. Adriano é natural de São José dos Campos – SC e, aproveitando o tempo de suas férias, decidiu passar por nossa casa, para rever alguns confrades e, em especial, dirigir-nos palavras de incentivo e encorajamento à missão. 

Na tarde de quarta, 21, reunido conosco, partilhou sobre sua história vocacional, com ênfase nos primeiros anos de seu ministério e na missão que desempenha nesse nosso país vizinho.

De acordo com o testemunho desse missionário, o Uruguai vive uma tensão entre a Igreja e a vida secular, dado o processo de laicismo anticlerical que marcou fortemente o último século. Nesse contexto, por exemplo, a própria identidade eclesial se vê enfraquecida, ou, ao menos, pouco reconhecida. Para muitos, já não há qualquer noção elementar do que seja um padre, um religioso, a Igreja. Um exemplo dessa crise é o fato de que os feriados religiosos foram resignificados com outros motivos menos piedosos: à semana santa, por exemplo, chama-se, agora, “semana do turismo”.

Não obstante essa dificuldade, os Dehonianos têm sido presença profética e atuante naquele país, especialmente no trabalho com as pessoas menos favorecidas. Fazem parte da missão da Congregação: o Santuário Nacional da Gruta de Lurdes; a Revista, agora digital, Umbrales; e as paróquias El Salvador e Santa Rosa de Lima, sendo esta última a paróquia onde trabalha o nosso visitante.

O mais marcante da partilha do P. Adriano foi o relato de que, no Uruguai, vive-se, em suas palavras, “una hermosa experiencia de fraternidad”. Para ele, essa fraternidade, a preocupação para com o outro, são marcas distintivas dos missionários lá residentes, que atraem os fiéis para nossas obras, fazendo com que se encantem pela vida religiosa e pela nossa Congregação.

A visita de um missionário nunca é em vão! Sempre que ouvimos algum dos nossos falar sobre a realidade específica na qual vive nosso carisma, damo-nos conta de que a Congregação é maior do que nossos esquemas pessoais, e de que os sonhos de Deus são sempre mais ousados que os nossos.

Ao P. Adriano, nossa reiterada gratidão, além da certeza de nossa prece!

 

 

 

 

 

 

 

 

Fr. Renato Vieira Lima, SCJ

Posted in Fatos & Fotos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *